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Acesso à tecnologia cresceu no Brasil em 2012


A expansão da classe C contribuiu para a convergência digital, de acordo com indicador da Brasscom
O índice Brasscom de Convergência Digital (IBCD) apresentou crescimento de 4% em 2012, em comparação com a edição de 2011. O marco dessa evolução foi o aumento da participação da classe C no consumo de produtos e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A inclusão de 40 milhões de pessoas na classe C entre 2003 e 2011 mudou o perfil do acesso aos recursos de TIC no Brasil.
Destinado a gestores públicos, pesquisadores, formadores de opinião e agentes do setor privado, o IBCD avalia o desenvolvimento de TIC por meio de 39 indicadores de convergência digital. O documento também analisa os desafios em conectividade, educação e inovação, que surgem a partir da evolução em convergência digital.
Conectividade
Com o aumento da aquisição de computadores, notebooks e smartphones pela classe C, os acessos à internet nos domicílios também se expandiram. Em 2007, 49% dos acessos aconteciam nas lan houses e 40% nos domicílios. Em 2011, os domicílios se consolidaram como o principal centro de acesso à internet com 67% em comparação com 28% nas lan houses.
Nos últimos 18 meses, os acessos à banda larga aumenta iam 11% alcançando 82 milhões em agosto de 2012. Essa evolução trouxe desafios para atender aos novos usuários, especialmente em relação à velocidade e preço médio do acesso à internet no País. Mais de 60% dos acessos no Brasil estão abaixo da velocidade média mundial, de 2,3 Mbps.
A mobilidade será uma das grandes respostas para incluir digitalmente as 13 milhões de pessoas que devem emergir a classe C nos próximos dois anos e universalizar o acesso à banda larga para as classes D e E.
Educação
Com o objetivo de utilizar a tecnologia já instalada, a Brasscom, em parceria o MCTI e MEC, lançou o projeto Brasil Mais TI para capacitar à distância mais de 10 mil jovens em linguagens de programação por ano. / CM.
A inclusão de 40 milhões de pessoas na classe C mudou o perfil do acesso aos recursos de TIC no Brasil.


Fonte: MEC