BLOG DO CE.L RUFINO

Docentes: Sugestões de Aulas

Segue algumas sugestões aos professores. Para obter maiores informações acesse http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarAulas.html.



AulaAutoria
Trabalhando com quadrinhas: da compreensão à autoria
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa
Sensibilizar para o trabalho com a linguagem poética. Ler e
analisar poema.
Elaborar texto poético (quadrinhas).
21/01/2013Sem estrelas0 comentário(s)86 acessos
José Marinho do NascimentoCentro Universitário Fundação Santo
André SANTO ANDRE-SP
Língua Portuguesa
A guerra na Idade Média
Ensino Médio | História
Ensino Médio | Sociologia
- As várias etapas da guerra no medievo. - A evolução do modo
e da técnica de combate. - A formação de uma elite guerreira:
a cavalaria. - A concepção de guerra na Idade Média. - A Igreja
e a formação de uma ética guerreira e cavalheiresca. - As formas
de combate medieval e ...
18/01/2013Sem estrelas0 comentário(s)136 acessos
Bruno Pimenta Starling
Universidade Federal de Minas Gerais
BELO HORIZONTEMG
História
Amazônia brasileira nos dias de hoje
Ensino Médio | Geografia
- Discutir sobre a importância da preservação da Amazônia;
- Analisar a situação atual da Amazônia frente à ocupação e a
exploração dos espaços e
recursos naturais.
18/01/2013Sem estrelas0 comentário(s)75 acessos
Sanderson dos Santos Romualdo
COL DE APLICACAO JOAO XXIII
JUIZ DE FORAMG
Geografia
Lógica Aristotélica
Ensino Médio | Filosofia
Tomar contato com a lógica aristotélica; Conhecer o silogismo;
Identificar a presença de silogismos no cotidiano.
18/01/2013Sem estrelas0 comentário(s)67 acessos
Elisandra Angrewski
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
CURITIBAPR
Filosofia
Atitude filosófica e Senso comum
Ensino Médio | Filosofia
- Identificar atitudes filosóficas; - Diferenciar atitude filosófica de
senso comum; - Refletir sobre as atitudes cotidianas.
18/01/2013Sem estrelas0 comentário(s)78 acessos
Elisandra Angrewski
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
CURITIBAPR
Filosofia
Segregação espacial urbana
Ensino Médio | Geografia
- Discutir e refletir sobre o processo de urbanização, identificando
suas causas e consequências; - Identificar as formas de ocupação
do espaço urbano e os agentes e/ou atores que nela atuam e que
dela participam; - Analisar as condições socioeconômicas, culturais
e políticas ...
18/01/2013Sem estrelas0 comentário(s)58 acessos
Sanderson dos Santos Romualdo
COL DE APLICACAO JOAO XXIII
JUIZ DE FORAMG
Geografia
A importância da água para o corpo humano
UCA/ Metodologia Científica


Ensino Fundamental Inicial | Artes
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais
Ensino Fundamental Inicial | Geografia
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa
Ensino Fundamental Inicial | Ética
Reconhecer a importância da água para o surgimento e a
manutenção da vida, sobrevivência; Analisar criticamente o
uso da água e verificar se ele é adequado ou indevido;
Valorizar a água como fonte de vida; Reconhecer alguns cuidados
necessários com a água que se bebe; Refletir...
15/01/2013Sem estrelas0 comentário(s)393 acessos
ELIANA APARECIDA CARLETO
ESC DE EDUCACAO BASICA
UBERLANDIAMG
Alfabetização
A experiência indígena no Brasil - UCA/ Metodologia Científica
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial | História
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural
Ensino Fundamental Inicial | Ética
.Compreender a vida indígena no Brasil; ·  Conhecer hábitos,
costumes e brincadeiras indígenas; · Identificar parques e terras
indígenas no Brasil;
.Localizar dialetos e alimentos oriundos da tradição indígena;
· Confrontar informações ...
09/01/2013Sem estrelas0 comentário(s)514 acessos
Mariane Éllen da Silva
ESC DE EDUCACAO BASICA
UBERLANDIAMG
Alfabetização
Eu e o outro: valor e respeito às semelhanças e às diferenças -
UCA/ Metodologia Científica


Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial | Ética
· Compreender a importância de se valorizar e respeitar o outro;
· Identificar semelhanças e diferenças entre os pares;
· Confrontar informações com base em dados obtidos
individualmente ou pelos grupos; · Localizar, registrar e analisar
informa...
09/01/2013Sem estrelas0 comentário(s)439 acessos
Mariane Éllen da Silva
ESC DE EDUCACAO BASICA
UBERLANDIAMG
Alfabetização
O valor dos hábitos saudáveis - UCA/ Metodologia Científica
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais
Ensino Fundamental Inicial | Saúde
Ensino Fundamental Inicial | Ética
. Compreender a importância de se adquirir e manter hábitos
saudáveis;
· Identificar hábitos saudáveis para ter uma melhor qualidade
de vida;
· Confrontar informações com base em dados obtidos
individualmente ou pelos grupos; · Localizar, registrar...
09/01/2013Sem estrelas0 comentário(s)348 acessos
Mariane Éllen da Silva
ESC DE EDUCACAO BASICA
UBERLANDIAMG
Alfabetização
O que consumo vira lixo?
Ensino Médio | Biologia
Ensino Médio | Língua Portuguesa
Compreender de que as propagandas publicitárias incentivam o
consumo da sociedade; Identificar sua participação no processo
de consumo da sociedade;
Verificar o consumo e a produção do lixo dos alunos da escola
utilizando o gênero entrevista.
09/01/2013Sem estrelas0 comentário(s)281 acessos
Equipe
LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS ENSINO FUNDAMENTAL 2012
A Guerra dos Cem Anos
Ensino Médio | História
Ensino Médio | Sociologia
- Os motivos que levaram à guerra. - Os principais personagens.
- Duas formas de combate: arqueiros versus cavaleiros.
- As principais batalhas da Guerra dos Cem Anos.
- Guerra feudal ou guerra monárquica?
- As dimensões do conflito.
09/01/2013Sem estrelas0 comentário(s)173 acessos
Bruno Pimenta Starling
Universidade Federal de Minas Gerais
BELO HORIZONTEMG
História
O ciclo da água e a seca
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente
Conhecer o ciclo da água; Identificar as etapas do ciclo da
água através de um experimento prático; Reconhecer que o
fenômeno climático seca é um problema ocasionado pela
falta de precipitação (chuvas).
09/01/2013Sem estrelas0 comentário(s)195 acessos
Equipe
LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS
ENSINO FUNDAMENTAL 2012
Densidade Eletrônica -Química Inclusiva - Deficientes Visuais
Ensino Médio | Química
Conceitos básicos sobre densidade eletrônica com a utilização
de um material tátil produzido aproveitando as diversas
texturas do mesmo para explicar os conceitos abordados.
Teoria atômica Partículas: prótons, nêutron e elétrons
Energia, a posição do elétron em um átomo e as...
09/01/2013Sem estrelas0 comentário(s)85 acessos
Wania Aparecida Christinelli
Universidade Federal de São Carlos
SAO CARLOSSP
Química
Ligações Químicas - Química Inclusiva - Deficiência Visual
Ensino Médio | Química
Produzir e utilizar um material tátil e aproveitar as diversas
texturas para distinguir  diferentes tipos de ligações químicas.
Conteúdo: Ligações químicas e sua importância, contextualizando
com exemplos do cotidiano Classificação de ligação: iônica,
covalente, coordenada e ...
09/01/2013Sem estrelas0 comentário(s)115 acessos
Wania Aparecida Christinelli
Universidade Federal de São Carlos
SAO CARLOSSP
Química
A Crise da República Romana
Ensino Médio | História
Ensino Médio | Sociologia
- As estruturas republicanas de Roma. - O cotidiano romano.
- A expansão romana; - As Guerras Púnicas. - A crise da
República: as guerras civis e o surgimento do Império.
09/01/2013Sem estrelas0 comentário(s)102 acessos
Bruno Pimenta Starling
Universidade Federal de Minas Gerais
BELO HORIZONTEMG
História