Aula | Autoria |
---|---|
Trabalhando com quadrinhas: da compreensão à autoria
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa
Sensibilizar para o trabalho com a linguagem poética. Ler e
analisar poema. Elaborar texto poético (quadrinhas).
21/01/2013Sem estrelas0 comentário(s)86 acessos
|
José Marinho do NascimentoCentro Universitário Fundação Santo
André SANTO ANDRE-SP
Língua Portuguesa
|
A guerra na Idade Média
Ensino Médio | História
Ensino Médio | Sociologia
- As várias etapas da guerra no medievo. - A evolução do modo
e da técnica de combate. - A formação de uma elite guerreira: a cavalaria. - A concepção de guerra na Idade Média. - A Igreja e a formação de uma ética guerreira e cavalheiresca. - As formas de combate medieval e ...
18/01/2013Sem estrelas0 comentário(s)136 acessos
|
Bruno Pimenta Starling
Universidade Federal de Minas Gerais
BELO HORIZONTEMG
História
|
Amazônia brasileira nos dias de hoje
Ensino Médio | Geografia
- Discutir sobre a importância da preservação da Amazônia;
- Analisar a situação atual da Amazônia frente à ocupação e a exploração dos espaços e recursos naturais.
18/01/2013Sem estrelas0 comentário(s)75 acessos
|
Sanderson dos Santos Romualdo
COL DE APLICACAO JOAO XXIII
JUIZ DE FORAMG
Geografia
|
Lógica Aristotélica
Ensino Médio | Filosofia
Tomar contato com a lógica aristotélica; Conhecer o silogismo;
Identificar a presença de silogismos no cotidiano.
18/01/2013Sem estrelas0 comentário(s)67 acessos
|
Elisandra Angrewski
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
CURITIBAPR
Filosofia
|
Atitude filosófica e Senso comum
Ensino Médio | Filosofia
- Identificar atitudes filosóficas; - Diferenciar atitude filosófica de
senso comum; - Refletir sobre as atitudes cotidianas.
18/01/2013Sem estrelas0 comentário(s)78 acessos
|
Elisandra Angrewski
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
CURITIBAPR
Filosofia
|
Segregação espacial urbana
Ensino Médio | Geografia
- Discutir e refletir sobre o processo de urbanização, identificando
suas causas e consequências; - Identificar as formas de ocupação do espaço urbano e os agentes e/ou atores que nela atuam e que dela participam; - Analisar as condições socioeconômicas, culturais e políticas ...
18/01/2013Sem estrelas0 comentário(s)58 acessos
|
Sanderson dos Santos Romualdo
COL DE APLICACAO JOAO XXIII
JUIZ DE FORAMG
Geografia
|
A importância da água para o corpo humano UCA/ Metodologia Científica
Ensino Fundamental Inicial | Artes
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais
Ensino Fundamental Inicial | Geografia
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa
Ensino Fundamental Inicial | Ética
Reconhecer a importância da água para o surgimento e a
manutenção da vida, sobrevivência; Analisar criticamente o uso da água e verificar se ele é adequado ou indevido; Valorizar a água como fonte de vida; Reconhecer alguns cuidados necessários com a água que se bebe; Refletir...
15/01/2013Sem estrelas0 comentário(s)393 acessos
|
ELIANA APARECIDA CARLETO
ESC DE EDUCACAO BASICA
UBERLANDIAMG
Alfabetização
|
A experiência indígena no Brasil - UCA/ Metodologia Científica
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial | História
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural
Ensino Fundamental Inicial | Ética
.Compreender a vida indígena no Brasil; · Conhecer hábitos,
costumes e brincadeiras indígenas; · Identificar parques e terras indígenas no Brasil; .Localizar dialetos e alimentos oriundos da tradição indígena; · Confrontar informações ...
09/01/2013Sem estrelas0 comentário(s)514 acessos
|
Mariane Éllen da Silva
ESC DE EDUCACAO BASICA
UBERLANDIAMG
Alfabetização
|
Eu e o outro: valor e respeito às semelhanças e às diferenças - UCA/ Metodologia Científica
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial | Ética
· Compreender a importância de se valorizar e respeitar o outro;
· Identificar semelhanças e diferenças entre os pares; · Confrontar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; · Localizar, registrar e analisar informa...
09/01/2013Sem estrelas0 comentário(s)439 acessos
|
Mariane Éllen da Silva
ESC DE EDUCACAO BASICA
UBERLANDIAMG
Alfabetização
|
O valor dos hábitos saudáveis - UCA/ Metodologia Científica
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais
Ensino Fundamental Inicial | Saúde
Ensino Fundamental Inicial | Ética
. Compreender a importância de se adquirir e manter hábitos
saudáveis; · Identificar hábitos saudáveis para ter uma melhor qualidade de vida; · Confrontar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; · Localizar, registrar...
09/01/2013Sem estrelas0 comentário(s)348 acessos
|
Mariane Éllen da Silva
ESC DE EDUCACAO BASICA
UBERLANDIAMG
Alfabetização
|
O que consumo vira lixo?
Ensino Médio | Biologia
Ensino Médio | Língua Portuguesa
Compreender de que as propagandas publicitárias incentivam o
consumo da sociedade; Identificar sua participação no processo de consumo da sociedade; Verificar o consumo e a produção do lixo dos alunos da escola utilizando o gênero entrevista.
09/01/2013Sem estrelas0 comentário(s)281 acessos
|
Equipe
LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS ENSINO FUNDAMENTAL 2012
|
A Guerra dos Cem Anos
Ensino Médio | História
Ensino Médio | Sociologia
- Os motivos que levaram à guerra. - Os principais personagens.
- Duas formas de combate: arqueiros versus cavaleiros. - As principais batalhas da Guerra dos Cem Anos. - Guerra feudal ou guerra monárquica? - As dimensões do conflito.
09/01/2013Sem estrelas0 comentário(s)173 acessos
|
Bruno Pimenta Starling
Universidade Federal de Minas Gerais
BELO HORIZONTEMG
História
|
O ciclo da água e a seca
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente
Conhecer o ciclo da água; Identificar as etapas do ciclo da
água através de um experimento prático; Reconhecer que o fenômeno climático seca é um problema ocasionado pela falta de precipitação (chuvas).
09/01/2013Sem estrelas0 comentário(s)195 acessos
|
Equipe
LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS
ENSINO FUNDAMENTAL 2012 |
Densidade Eletrônica -Química Inclusiva - Deficientes Visuais
Ensino Médio | Química
Conceitos básicos sobre densidade eletrônica com a utilização
de um material tátil produzido aproveitando as diversas texturas do mesmo para explicar os conceitos abordados. Teoria atômica Partículas: prótons, nêutron e elétrons Energia, a posição do elétron em um átomo e as...
09/01/2013Sem estrelas0 comentário(s)85 acessos
|
Wania Aparecida Christinelli
Universidade Federal de São Carlos
SAO CARLOSSP
Química
|
Ligações Químicas - Química Inclusiva - Deficiência Visual
Ensino Médio | Química
Produzir e utilizar um material tátil e aproveitar as diversas
texturas para distinguir diferentes tipos de ligações químicas. Conteúdo: Ligações químicas e sua importância, contextualizando com exemplos do cotidiano Classificação de ligação: iônica, covalente, coordenada e ...
09/01/2013Sem estrelas0 comentário(s)115 acessos
|
Wania Aparecida Christinelli
Universidade Federal de São Carlos
SAO CARLOSSP
Química
|
A Crise da República Romana
Ensino Médio | História
Ensino Médio | Sociologia
- As estruturas republicanas de Roma. - O cotidiano romano.
- A expansão romana; - As Guerras Púnicas. - A crise da República: as guerras civis e o surgimento do Império.
09/01/2013Sem estrelas0 comentário(s)102 acessos
|
Bruno Pimenta Starling
Universidade Federal de Minas Gerais
BELO HORIZONTEMG
História
|
ESCOLA CEL. PEDRO JOSÉ RUFINO
BLOG DO CE.L RUFINO
Docentes: Sugestões de Aulas
Segue algumas sugestões aos professores. Para obter maiores informações acesse http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarAulas.html.