BLOG DO CE.L RUFINO

A cultura do Mato Grosso nas aulas de Sociologia da Educação com a Prof.ª Marisa Rita da Silva Zamora

Os estudantes do Normal Médio A, B e C da Escola Estadual Cel. Pedro José Rufino sob a direção da Professora Kennya e a Coordenação da professora Marileide tiveram a oportunidade de produzirem seu próprio Texto sobre o Tema: A Cultura do Mato Grosso nas aulas de Sociologia da Educação ministradas pela Professora Marisa Rita da Silva Zamora.


As aulas foram organizadas de forma que os próprios alunos contassem a  história de sua família, que tivessem a oportunidade de compartilhar como seus antepassados chegaram ao MS, quais eram os seus costumes, se ainda os conserva.











Os relatos foram apresentados através de uma roda de conversa, a culinária variada de comidas típicas que os alunos trouxeram para a sala de aula. Todos os professores, funcionários e alunos puderam saborear, como por exemplo uma variedade de Arroz Carreteiro, Chipas Paraguaia, Vaca Atolada, Doces e Biscoitos, Tereré, Mandioca. Também pudemos ouvir pela voz e violão do Professor Hans Muller lindas canções regionais, e logo mais também contamos com a presença do Professor Carlos Piazer, ambos conhecedores da  cultura musical do Mato Grosso do Sul,  nos remeteram de forma emocionante ao som pantaneiro. Importante observar  que a cada música cantada, os sentimentos de amor por esta terra se exaltavam em gritos de alegria, tremendamente contagiante. A dança também não foi esquecida, a cada ritmo executado os alunos dançavam alegremente.







Os alunos do Normal Médio farão seus textos de acordo com os relatos ouvidos na Roda de Conversa, sobre as comidas típicas, músicas, danças, artesanatos, festas religiosas, folclore, trajes típicos, bebidas, habitação e mitos como o Bicho-Pé-de-Garrafa, o Minhocão, o Mãozão, o Come-Língua e outros, além das lendas como a tristeza do tuiuiú, o João de barro, o Guaraná e outras.


Os melhores trabalhos serão divulgados na mídia da Escola Coronel Rufino, de forma que todos interessados na Cultura do nosso estado possam conhecer as sagas vividas por nossos conterrâneos e futuros educadores do público infantil de nossa cidade. Uma vez que já são conhecedores do contexto histórico regional, poderão trabalhar com a diversidade cultural com muito mais  propriedade de valores e respeito pelas tradições que convivemos na sua maioria oriundas dos países vizinhos Bolívia e Paraguai.




Postagem: Francis Torres/PROGETEC