Os estudantes do Normal
Médio A, B e C da Escola Estadual Cel. Pedro José Rufino sob a direção da Professora
Kennya e a Coordenação da professora Marileide tiveram a
oportunidade de produzirem seu próprio
Texto sobre o Tema: A Cultura do Mato Grosso nas aulas de Sociologia da
Educação ministradas pela Professora Marisa Rita da Silva Zamora.
As aulas foram organizadas de forma que os próprios alunos
contassem a história de sua família, que
tivessem a oportunidade de compartilhar como seus antepassados chegaram ao MS,
quais eram os seus costumes, se ainda os conserva.
Os relatos foram apresentados através de uma roda de
conversa, a culinária variada de comidas típicas que os alunos trouxeram para a
sala de aula. Todos os professores, funcionários e alunos puderam saborear,
como por exemplo uma variedade de Arroz Carreteiro, Chipas Paraguaia, Vaca
Atolada, Doces e Biscoitos, Tereré, Mandioca. Também pudemos ouvir pela voz e
violão do Professor Hans Muller lindas canções regionais, e logo mais
também contamos com a presença do Professor Carlos Piazer, ambos conhecedores
da cultura musical do Mato Grosso do
Sul, nos remeteram de forma emocionante
ao som pantaneiro. Importante observar
que a cada música cantada, os sentimentos de amor por esta terra se
exaltavam em gritos de alegria, tremendamente contagiante. A dança também não
foi esquecida, a cada ritmo executado os alunos dançavam alegremente.
Os alunos do Normal Médio farão seus textos de acordo com os
relatos ouvidos na Roda de Conversa, sobre as comidas típicas, músicas, danças,
artesanatos, festas religiosas, folclore, trajes típicos, bebidas, habitação e
mitos como o Bicho-Pé-de-Garrafa, o Minhocão, o Mãozão, o Come-Língua e outros,
além das lendas como a tristeza do tuiuiú, o João de barro, o Guaraná e outras.
Os melhores trabalhos serão divulgados na mídia da Escola
Coronel Rufino, de forma que todos interessados na Cultura do nosso estado
possam conhecer as sagas vividas por nossos conterrâneos e futuros educadores
do público infantil de nossa cidade. Uma vez que já são conhecedores do
contexto histórico regional, poderão trabalhar com a diversidade cultural com
muito mais propriedade de valores e respeito
pelas tradições que convivemos na sua maioria oriundas dos países vizinhos
Bolívia e Paraguai.
Postagem: Francis Torres/PROGETEC